domingo, 10 de fevereiro de 2008

Sonhos empoeirados


Quando começa um novo ano muitas pessoas fazem listinhas de planos e mudanças. Uns iniciam regimes, juram que vão comer alface pelo resto da vida. Outros dizem que querem viajar para longe, largar tudo, se aventurar, e nas férias se limitam a ir ao shopping. Há quem diga que vai mudar de emprego a qualquer custo. Mas só na primeira semana tem pique para mandar currículo, depois disso, se acomoda e pára com tudo.

A famosa listinha pendurada com imã na geladeira vai perdendo o significado. E logo é arrancada para que não lembre os sonhos esquecidos e adiados. E somente no começo do outro ano a vontade de superação volta à tona e sonhos são tirados da gaveta. Para logo serem aposentados e congelados novamente.

Claro que muitos desejos são realizados, muitas vezes não pelos nossos esforços ou merecimentos, são coisas inexplicáveis da vida. Porém, há sonhos que precisam de mais do que sorte ou graça para acontecerem, por isso não merecem ser buscados somente nos primeiros meses dos anos. Precisam, pois, de perseverança e luta. Há sonhos que valem tão à pena que não devem ser enterrados, precisam reviver a cada mês, a cada semana difícil. Muitos desejos podem nunca se concretizarem, mas você terá a certeza que tentou. E essa certeza te impulsiona para sonhos maiores.

Não é uma lista pendurada em algum lugar da casa que te diz se você é capaz, apesar de ser útil muitas vezes. Mas é somente a certeza de que queremos algo e que a vida é muito curta para sempre adiarmos. Escrevi esse pequeno desabafo, disfarçado de reflexão, por acabar de tirar sonhos da gaveta e me deparar com a tristeza de ver algo que você tanto quer cheio de poeira.

Quando começa um novo ano, temos a esperança de sermos melhores, diferentes, de sermos felizes. Há quem faça simpatias e pule ondas. Há quem como eu entrega o novo ano a Deus e pede simplesmente que a vontade Dele prevaleça acima de minhas vontades, muitas vezes sem sentido. Independente da forma que iniciamos um ano há sempre a esperança como uma das forças norteadoras. Mas principalmente peço que mesmo que eu enterre sonhos e objetivos ao longo dos anos, que eu possa ter a força de desenterrá-los, mesmo que tenha que me deparar com a angústia de ver um sonho tão querido a me sorrir triste e dizer:

- Por que você desistiu de mim? Não importa! Vamos continuar de onde paramos. Preciso ser realizado.

3 comentários:

Anônimo disse...

Aê! Legal! Atualiza mais, mulher!

Anônimo disse...

Último texto de 19 de janeiro? Assim me desanimo de passar por aqui!

News disse...

Vou providenciar...Caro e único leitor...rs