quinta-feira, 3 de abril de 2008


O que é o tempo?

Fico a tentar colocar o tempo em padrões, medidas, dentro de uma caixa, onde ele pode ser observado, analisado e destrinchado. Quero descobrir se a vida é realmente curta, ou se é longa e cheia de dias. Busco fatos, motivos para compreender, uma criança, um adulto, um idoso, em um só. Um mesmo corpo, uma mesma alma e espírito e tantas fases alternadas em tão pouco tempo, ou seria em muito?

Quero entender os olhos cansados de meu avô, com sua bengala vacilante. Sua dependência de outras pessoas para se alimentar, receber sua aposentadoria. Uma pessoa que há alguns anos regia uma casa com sete filhos. O mesmo, em muitos. Como será olhar para traz e se ver, através da lembrança e não reconhecer o que se foi um dia?

Como medir se os anos passaram rápidos e desastrosos, ou lentos e penosos? Ou perceber que foram bem vividos, que decisões tomadas foram acertadas; que despedidas e chegadas tiveram seu quinhão?

Como saber sobre o tempo? Anos que marcam toda uma vida, segundos que mudam o rumo de povos e guerras. Pessoas que escapam da morte por um triz, outras que desistem da vida por falta de sentido. Uns que doam suas vidas para salvar outras. Pessoas que destroem, sem remorso, sem piedade.

Como entender? Percebo os segundos que perco ao tentar ver razão em tudo e buscar resposta para cada incógnita dentro de mim. Percebo que se passam segundos, minutos e toda uma vida para descobrir tudo, ou quase nada. E compreendo que se uma vida é pouco ou muito tempo, depende de quem a vive e como se vive. Para descobrir isso, deixo os questionamentos de lado e vou viver...

Quero responder na prática meus questionamentos. Cada vez descubro que quanto mais busco saber, menos compreendo. Mas, me apaixono mais pelo tempo e suas contradições, dependências, morte, vida, dor, júbilo, entrega e decisão. A decisão de fazer do tempo um aliado, companheiro de toda uma vida. Testemunha das limitações físicas causadas pela idade, das perdas e ganhos de vários anos. Telespectador e agente atuante no desenvolvimento de um ser humano e do maior mistério de todos: a vida.

Nenhum comentário: