sábado, 19 de janeiro de 2008

Fala mais alto!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Não sei se problema de audição é genético. Mas se for, estou certa de que herdei do meu avô e do meu pai dificuldades em ouvir. Não sendo otorrinolaringologista (palavrão ein?), como posso ter certeza? Não dizem que a voz do povo é a voz de Deus? Pois então... O povo está dizendo com todas as letras que estou ficando surda. Diante de tantos comentários resolvi investigar se há razões para alarde. E digo: “Há. Infelizmente há razões”.

“Como?”, “Não entendi”, Dá para repetir?”, “O que você falou mesmo?”, “Fala mais alto?. Essas são algumas das frases mais ditas por mim no último ano. E como resposta a essas frases: “Você é a velha surda?”, “Não limpa os ouvidos não?”. Respondendo a esses questionamentos, digo que não sou a velha surda, e que sim, limpo meus ouvidos.

Virei motivo de piada quando comecei a dar na cara que não entendia nada de bublufas de nadica de nada. Dia desses perguntei para um irmão consagrado da comunidade Toca de Assis de onde ele era. O irmão me respondeu que era da Mooca. Eu, achando que ele estava tirando com a minha cara retruquei: “Eu sei que você é da Toca irmão. Perguntei onde você está morando”. Ele me olhou e respondeu com a paciência de um homem de Deus. “Eu disse Mooca e não Toca minha filha. Está surda?”.

No mesmo dia pergunte as horas para um jornaleiro, a banca dele estava cheia de gente. Minha irmã me puxou pelo braço e disse para irmos embora. Eu agressivamente me desvencilhei e disse que ela deveria esperar porque o jornaleiro ia me dizer as horas. Ela simplesmente disse que ele já havia dito as horas e que todo mundo tinha escutado. Eu jurei para ela que não ouvi nada. Mas o olhar do jornaleiro me questionava: “Já não te disse a hora. Quer mais o quê?”.
Com provas suficientes de que deve ter algo errado, vou me dirigir ao otorrinolaringologista mais próximo e implorar para que ele dê um jeito. Enquanto isso vou dando meus foras.

- Escolas? Escolas aonde? Quem foi para escola?

- Escola não!!! Foras, dando foras.

- Cataporas? Quem pegou catapora? Tadinho...

- Foras. Fora de dar fora, como você está fazendo agora.

- Amora? Quem colheu amora? Você comprou amora? Tava barata?

- Amora não. Eu disse fora!!!!!!

- Agora eu ouvi! Você está me chamando de senhora. Quanta gentileza... Mas pode me
chamar de senhorita, sou jovem ainda...

Um comentário:

Anônimo disse...

Oh mulher! Atualiza o blog aí!